Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PROFESSORES, ATENÇÃO!


O autoconceito influi na capacidade de aprender

O autoconceito da criança, a maneira como ela percebe a si própria, influi em sua capacidade de aprender. Uma criança que se vê de forma negativa tem pouca confiança em si, sente-se incapaz de enfrentar situações novas. Mesmo antes de começar uma tarefa, às vezes se desanima, achando que será malsucedida. Pode acontecer que ela prefira distrair-se e brincar a enfrentar uma tarefa que pensa não ser capaz de enfrentar.
O método de ensinar de cada professor, suas atitudes, o jeito de se relacionar com os alunos, a frequência com que fala com cada um e o interesse e o carinho que demonstra, influenciarão todo desenvolvimento afetivo das crianças. Em consequência, o professor influirá sobre a formação do autoconceito, sobre a motivação e a capacidade de aprendizagem. Aos olhos dos outros, o professor é muito importante. Suas atitudes vão ajudá-los a construir imagens positivas ou negativas de si mesmos, aumentando ou diminuindo sua motivação para aprender.
O aluno aprende melhor quando fica sabendo se foi bem-sucedido ou onde e por que errou. O aluno que volta para carteira com o caderno na mão, só com marcas de erros, tem poucas condições de avançar do estágio em que se encontra, assim como o que recebe apenas uma nota, sem qualquer comentário ou retorno sobre seu desempenho.
Ao estimular a correção do erro pelo próprio aluno, o professor o possibilita localizar aquilo que falhou e por que isso ocorreu.A consciência dos acertos, dos erros e das lacunas, permite que o aluno compreenda seu próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo autonomia para continuar a aprender, na escola e na vida.
Em escolas tradicionais em que o professor corrige o caderno e o livro do aluno, apenas assinalando acertos e evidenciando os erros com caneta vermelha ou de outras cores, só dificultam o desenvolvimento do aluno, impedindo desta forma que ele construa sua própria escrita descobrindo e crescendo com seus próprios erros.
Suzette de Paula –

4 comentários:

Gracy disse...

Eu vou usar esse texto para a reunião com os pais para as minhas turmas de 3 e 5 ano. Adorei seu blog.

Anônimo disse...

Muito legal, gostei muito e nos leva a uma análise profunda.

Anônimo disse...

OBRIGADA, VOCE É MARAVILHOSA NOS OFERENCO ESTES TRABALHOS, PARABENS

Anônimo disse...

ADOREI ESTE TEXTO, MUITO INTERESSANTE E PROFUNDO, VOU REPASÁ-LO AOS MEUS COLEGAS PROFESSORES DA ESCOLA ONDE SOU COORD.PEDAGÓGICA.PARABENS¹¹!!!!
FATIMA VIEIRA TERESINA-PIAUÍ

Postar um comentário

Não tenho palavras para agradecer os comentários carinhosos. Esta valorização que dão ao meu trabalho, eleva a minha autoestima e me dá forças para continuar. Muito Obrigada!!!