Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mickey e Minnie na Pet


Minnie no pote de requeijão


sábado, 11 de setembro de 2010

Modelo de Prova de Português- 5º Ano Leitura e Interpretação

Questão 1
Leia o texto e responda às perguntas a seguir.
A cólera de Zeus
Um relâmpago rasga o céu e atinge em cheio a casa de Licáon. Destruída pelas
chamas, num instante, ela transforma-se num monte de escombros fumegantes. É
assim que, do alto do Olimpo, Zeus, o soberano dos deuses, aquele que lançou o raio,
põe fim aos inúmeros crimes desse malfeitor, adepto dos sacrifícios humanos. Desse
dia em diante, Licáon, metamorfoseado em lobo, ficará vagando e uivando até morrer.
No entanto, Zeus soube que os cinquenta filhos de Licáon cometem atos tão terríveis
quanto os do pai. Por isso, vestido como se fosse pobre vagabundo, Zeus apresenta-se
na casa deles. Apesar de toda a sua maldade, acolhem o deus disfarçado, pois seguem
as regras da hospitalidade. Convidam-no para comer com eles. Trazem para a mesa
uma panela enorme. Zeus cheira a comida, e seu coração se aperta de horror: entre
os miúdos de carneiro e cabrito, reconhece pedaços de carne humana. São os restos
do infeliz Nictimo, o qual seus irmãos não hesitaram em assassinar para comer. É
demais! Revoltado com esse crime odioso, Zeus transforma todos os canibais em lobos
e devolve a vida a Nictimo.
De volta ao Olimpo, o rei dos deuses, desgostoso com a espécie humana, resolve
afogá-la sob um dilúvio imenso, que vai engolir o mundo inteiro.
Enquanto prepara esse cataclismo, os homens, sem nem desconfiar do que os
espera, dedicam-se a suas ocupações terrestres.
Mas um deles, Deucalião, rei da cidade de Tia, visita seu pai, o titã Prometeu, que
mora nas montanhas do Cáucaso. Prometeu, que ama os seres humanos (a quem
outrora já deu um presente de valor inestimável, o conhecimento do fogo) e sabe o que
Zeus está projetando, avisa seu filho. Assim que volta a sua cidade, Deucalião começa
a derrubar grandes acácias, a serrá-las em tábuas e a juntá-las em pranchas. Ao fim
de muito trabalho, termina um grande navio, uma arca que parece ter caído no meio da
terra seca. Deucalião e sua mulher, Pirra, instalam-se no barco e passam a morar ali.
Um dia, o vento sul começa a soprar com rara violência, acumulando no céu pesadas
nuvens negras que escondem a luz do Sol. Milhares de relâmpagos rasgam as nuvens.
No meio da assustadora e incessante barulhada dos trovões, a chuva começa a cair
brutalmente. Gotas enormes salpicam a poeira dos caminhos e formam uma massa
de água que se espalha sobre a Terra.
A água sobe tanto que destrói e engole as cidades do litoral e, depois, os vilarejos das
planícies. Quando os céus se acalmam, o mundo inteiro é apenas um imenso mar. De
longe em longe, avista-se o pico do que um dia foi uma montanha e agora não passa
de uma ilhota. Apenas Deucalião e Pirra sobrevivem, flutuando em sua arca. Durante
nove dias, ficam à deriva, na mais completa desolação. Pouco a pouco, as águas começam
a recuar, e a arca chega a uma ilha que, na verdade, é o alto do monte Parnaso.
Deucalião e Pirra, hesitantes, pisam a terra, que não esperavam rever. Imediatamente,
agradecem ao grande Zeus havê-los poupado e oferecem-lhe um sacrifício. Depois,
perto de onde a arca encalhou, descobrem um templo cujo telhado está coberto de
algas e conchas. É o santuário de Têmis, deusa da justiça.
Com toda a humildade, Deucalião e sua companheira suplicam aos deuses
que reconstituam a espécie humana. Zeus emociona-se com o pedido e envia seu
mensageiro, Hermes, para anunciar que concederá o que desejam. Então, surge
Têmis, que ordena:
– Cubram suas cabeças! Peguem os ossos de sua mãe e joguem-nos para trás!
Muito surpresos, Deucalião e Pirra entreolham-se e perguntam um ao outro:
– Que a deusa quis dizer?
Afinal, eles não têm a mesma mãe... E que ossos podem ser esses?
De repente, uma ideia os ilumina: qual é a mãe de todos os homens? A terra! Seus
ossos são as pedras que a cobrem...
O casal sai recolhendo todos os pedregulhos que encontra. Depois, cada um cobre
sua cabeça e, por cima dos ombros, joga as pedrinhas para trás.
Assim que elas tocam o chão, transformam-se em seres humanos. As pedras jogadas
por Deucalião viram homens. As lançadas por Pirra, mulheres. E os dois devolvem a
vida à humanidade.
Um de seus filhos, Heleno, será o pai de todos os gregos, também chamados helenos.
Por isso, a Grécia terá o nome Hélade.

Leia mais em: Mitos e Lendas: A Grécia. Alain Puesnel e Jean Torton (Tradução de Ana Maria Machado). Ática.

Responda:

a) Como Zeus põe fim aos crimes de Licáon?

R.: Zeus lança um raio que acerta em cheio a casa de Licáon, incendiando-a.

b) O que Zeus faz quando descobre que os filhos de Licáon são tão perversos
quanto o pai?

R.:Zeus veste-se de vagabundo, faz-lhes uma visita e transforma-os em lobos.

c) Os deuses da mitologia grega, além de parecidos fisicamente com os
homens, também têm características dos seres humanos: não são totalmente bons, nem
totalmente maus. Retire do texto um trecho que comprove isso.

R.:“Apesar de toda a maldade, acolhem o deus disfarçado, pois seguem as regras da hospitalidade.”
“Apesar de ter destruído a espécie humana, Zeus emociona-se com o pedido de Deucalião e Pirra e recria os seres humanos.”

d) Que passagem da Bíblia é lembrada no texto que você acabou de ler?

R.:O grande dilúvio, a Arca de Noé.





sábado, 21 de agosto de 2010

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Painel para Festa Junina








Boca do Palhaço feito em E.V.A

domingo, 4 de julho de 2010

Atividades de Matemática





sábado, 26 de junho de 2010

Prova de História - 3º ano

1ª Questão

O trabalho vem se desenvolvendo ao longo do tempo. Os trabalhadores tiveram muitas conquistas no decorrer deste tempo.
Leia as frases a seguir e pinte os quadrinhos de acordo com as cores da legenda.

Vermelho - Trabalhadores de antigamente

Azul - Trabalhadores atuais

( ) Carga horária de 44 horas semanais e direito a uma folga por semana.

( ) Contam com a ajuda da tecnologica e instrumentos de trabalho especializados.

( ) Jornada trabalhista muito extensa, sem direito a dia de descanso.

( ) Trabalho desgastante e cansativo com uso de instrumentos de trabalho simples, que
dificultam o serviço.

( ) Leis trabalhistas que garatem o salário mínimo, férias anuais, licença médica e
aposentadoria.

Questão 2

Leia o texto

Tem apenas doze anos o miúdo!
Doze séculos, já, de frustração,
Doze séculos inteiros de absurdo]E poucos, muito poucos de ilusão.

Doze anos num rosto graúdo
E tantos, já, na luta pelo pão!
Meu menino lindo a quem falta tudo!
Meu menino, meu filho, meu irmão!

Teu corpo frágil move-se na dança
Horripilante dum trabalho duro
Com a música das máquinas por fundo.

As tuas mãos, pequenas, de criança,
Ganham calos brincando com o futuro
Enquanto esperas que melhore o mundo.

Fernando Peixoto

O texto de Fernando Peixoto relata a dura vida de algumas crianças. Quais partes do texto falam sobre os sacrifícios dessa vida?

___________________________________________

Na sua opinião, criança deve trabalhar? Por quê?

__________________________________________


3ª Questão

O que o desenho a seguir significa?

_______________________________________

4ª Questão

O trabalho fez e faz parte da vida de muitas crianças em diferentes lugares do mundo. Observe as fotos.


Estas fotos mostram o trabalho infantil no passado ou atualmente?

_____________________________________________

O trabalho infantil era permitido, mas atualmente, é proibido, porém sabemso que ele existe. Quais motivos levam essas crianças tão cedo para o trabalho?

____________________________________________________

Prova de Português 3º Ano

1ª Questão

Leitura Interpretativa

O gato vaidoso

Moravam na mesma casa dois gatos iguaizinhos no pelo, mas desiguais na sorte. Um, mimado pela dona, dormia em almofadões.
Outro, no borralho. Um passava a leite e comia no colo. O outro por feliz se dava com as espinhas de peixe do lixo.
Certa vez cruzaram-se no telhado e o bichano de luxo arrepiou-se todo, dizendo:
___Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu sou rico? Que és gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeita-me, pois, e passa de largo...
___ Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te que somos irmãos, criados no mesmo ninho.
___Sou nobre! Sou mais que tu!
___Em quê? Não mias como eu?
___ Mio.
___Não tens rabo como eu?
___Tenho.
___Não caças ratos como eu?
___ Caço.
___ Não comes rato como eu?
___Como.
___Logo, não passas de um simples gato igual a mim. Abaixa, pois, a crista desse orgulho idiota e lembra-te que mais nobreza do que eu não tens ___ o que tens é apenas um bocado mais de sorte ...

2ª Questão:

1) De acordo com texto assinale a alternativa correta:

a) Os gatos eram desiguais :

( ) no pelo ( ) na sorte ( ) na linhagem

b) O gato vaidoso era muito :

( ) orgulhoso ( ) humilde ( ) amigo

c) O gato orgulhoso se alimentava de:

( ) espinhas de peixe ( ) restos de lixo ( ) leite

3ª Questão

Destaque do texto o trecho em o gato vaidoso desdenha do outro gato.

_________________________________________________

_________________________________________________

4ª Questão:

Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso :

( ) Os gatos têm o mesmo pelo, são iguaizinhos, porque são irmãos.

( ) apesar de viverem em condições diferentes, os gatos tinham as mesmas atitudes, como por
exemplo caças ratos.

( ) Os gatos se encontraram no telhado da casa.

( ) Um gato tinha mais nobreza do que o outro apesar de serem iguais.

5ª Questão

Na sua opinião, a atitude do gato vaidoso está correta? Justifique.

______________________________________________________

______________________________________________________

6ª Questão

" O gato vaidoso passava a leite."

Destaque do trecho, as duas palavras com ditongo.

________________________________________________________

7ª Questão

Destaque as palavras com dígrafos :

" Certa vez cruzaram-se no telhado e o bichano de luxo arrepiou-se todo..."

( ______________) (_______________) (_______________)

8ª Questão

"Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te que somos irmãos, criados no mesmo ninho."

As palavras acima destacada, de acordo com a classificação quanto ao número de sílabas, são todas:

( )monossílabas ( ) dissílabas ( ) trissílabas

9ª Questão
"
___Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu sou rico? Que és gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeita-me, pois, e passa de largo..."

Quanto a posição da sílaba tonica, as palavras destacada são:

( ) oxítonas ( ) proparoxítonas ( ) paroxítona

10ª Questão

Retire do texto uma frase:

exclamativa ________________________________

interrogativa _______________________________

11ª Questão

"O gato Chamego vivia confortavelmente, enquanto o gato Chimango, vivia solitário pelos telhados da vida."

Retire da frase dois substantivos próprios e dois substantivos comuns.

Substantivos próprios
Substantivos comuns

12ª Questão

Complete as frases com o femino das palavras entre parênteses.

a) A ___________________mordeu o carteiro. ( cão)

b) Aquela ________________ estava na festa. (homem)

c) A _________________ está no zoológico. (leão)

13ª Questão

Complete com x ou ch

capa.........o ...............icote

abaca......i pei.............e

en......uto ..............apéu

en...........ada ...............erife

14ª Questão

Complete com u ou l :

ane............. ca..........le

azu........... o...........vido

a..........mento aço........gue

15ª Questão

Complete com h onde for necessário

............orrível
............ambúrguer
...........orário
...........abilidade
..........umilhado
.........olhar

quinta-feira, 24 de junho de 2010

sábado, 5 de junho de 2010

Realidade dos Professores em 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mural em E.V.A para o Dia do Meio Ambiente








Usei elementos bióticos e abióticos para compor este painel.
Ar, água, solo, elementos fundamentais para existência de vida no planeta Terra.

Mural em E.V.A para o Dia das Mães