Páginas

domingo, 3 de maio de 2009

Abolição da Escravatura


Introdução

Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.

Processo de abolição da escravatura no Brasil

Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.

Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.

A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

17 comentários:

Anônimo disse...

Passei pelo seu Blog, adorei as suas atividades, e fiquei feliz por saber que vc já passou pelo meu.
Sou professora do 4 ano, pela primeira vez, estou apanhando um pouco, mais estou adorando, sempre fui alfabetizadora e a experiência
está ajudando a rever os conceitos e o que preciso mudar qdo voltar a alfabetizar. Obrigado por ter aparecido no meu Blog Educativo, fico feliz e espero melhorar, pois tb é novo para mim.
Fique com Deus e PARABÉNS.

Rita de Cássia disse...

Olá!
Sou professora nas séries iniciais do ensino fundamental.Sou formada em pedagogia cursando pós em Gestão Educacional.
Estou estreando nesta coisa interessante e rica que é o blog.
Minha experiência é pouca mas a curiosidade tem me movido a criar.
E tenho feito visitas em alguns blogs afim de conhecer e adquirir mais conhecimentos nessa área.
Fiquei encantada com o seu.
E adoraria contar com sua visita em meu humilde blog.
Beijos.

janivalda disse...

Fiquei encantado com a diversidade de seu blog.Tem me ajudado muito, obrigada. Janivalda Santa Cruz da Prata, munic. Guaranésia M.G. Sul de Minas

Anônimo disse...

gostei muito e eu passe
com a maior nota da sala.tirei 9,6.obrgada!!!!
bjs!!

Anônimo disse...

adorei é uma otíma estratégia.

Anônimo disse...

Adooooooooooorrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiii! Sucesso, professora Suzette de Paula!
Professora Bernarda Lucimar

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.Com certeza me ajuda muito.Sou professora em Itapevi-SP e dou aula para um quinto ano.Suas sugestões valem ouro.Beijos.


Elizane


email-santoselizane@ig.com.br

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiii

Anônimo disse...

eu achei interessante

Anônimo disse...

ADORO SEU BLOG, TIRO MUITAS IDEIAS DAQUI... bJUSSS==

Anônimo disse...

adorei o blog tem muitas tdeias maravilhosa e a introdução da abolição da escravatura eu estava precisando por causa do trabalho escolar que a professora passou adorei eu fiz no meu trabalho desse mesmo jeito amei tirei 10,00 pontos obrigada por essa dica da abolição da escravatura e disse para minhas amigas acessarem tambem adorei um abraço adorei mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!thau!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

esse texto me ajudou muito valeu

Anônimo disse...

eu queria um resumo do minimo15 linhas e o maximo 30 linhas mas vcs forão de mais parabens

Ana Paula disse...

Esta em meus favoritos.
Parabéns!
Deus abençõe!

Anônimo disse...

Muitoo bom essse comentário !
Parabéns

Anônimo disse...

Amei seu Blog me ajuda muitooo

Anônimo disse...

Nossa!!!!
Amei!!!
Tirei a nota massima estou no 5ano de uma escola de Sao Caetano!!!!!!

Maravilha!!!

Postar um comentário

Não tenho palavras para agradecer os comentários carinhosos. Esta valorização que dão ao meu trabalho, eleva a minha autoestima e me dá forças para continuar. Muito Obrigada!!!