Páginas

domingo, 3 de maio de 2009

Escravidão no Brasil

A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi a forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas foram vítimas desse processo.

Os escravos foram utilizados principalmente em atividades relacionadas à agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. Alguns deles desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos.

A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.

6 comentários:

Usuale disse...

Oi pessoal achei um site legal que tráz tudo sobre a Abolição da Escravatura
Aí vai: http://www.estudosweb.com.br/abolicao_escravatura.html

Anônimo disse...

OI GATA

Antonio Lassance disse...

Pesquisa da UnB revela novos dados da escravidão no Brasil http://antoniolassance.blogspot.com/2010/06/escravidao-no-brasil.html

Anônimo disse...

Oi,queria parabenizar o dono(a) site pois ele me ajudou a ir bem em minha prova...
Esse site me fez entender o q e a escravdão e pra que ela serviu...

Brigada

Anônimo disse...

muito bom esse site gostei muito ajudou o aprendizado dos meus alunos

Anônimo disse...

Adorei seu blog é demais ,parabéns!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Não tenho palavras para agradecer os comentários carinhosos. Esta valorização que dão ao meu trabalho, eleva a minha autoestima e me dá forças para continuar. Muito Obrigada!!!