Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

PROVA DE PORTUGUÊS - 5º Ano do Ensino Fundamental/Março/2009

I- LEITURA

Texto I

A FLORESTA DO CONTRÁRIO

Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto.E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram explusar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza- foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores- aliás, um colibri bem assanhado, passava flor por ali, ele já sapecava um beijão. Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de se ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado uma outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)


Texto II CIMENTO ARMADO

Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.

Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor

*****************************************************************

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1) Assinale a opção correta.

a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:
(x ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
( ) A preservação dos recursos naturais.
( ) Nenhuma das alternativas anteriores.

b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:
(x ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
( ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.

c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é :

( ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
(x ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro.”

d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em :

( ) ” Um prédio de dez andares.”

(x ) “ Terá seu corpo de cimento armado.”

e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, porque :

( ) os terraços são pintados de preto e cinza.
( x) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.

2) Escreva certo ou errado de acordo com os textos:

a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (certo)

b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (errado)

c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (errado)

d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (certo)

e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. (errado)


**********************************************************

III- GRAMÁTICA Valor: 10,0 ( 20 ac x0,5) Nota :

1. Em que conjunto a letra x representa o mesmo fonema?

a) tóxico - taxativo
b) enxame - inexaurível
c) intoxicado - exceto
d) têxtil – êxtase x

2.Não são paroxítonas as palavras:

a) salada - varanda - tarde d) amanhã - última - perdão x
b) leite - escada - senhora e) verdade - presença - janela
c) violetas - brigas – mesa

3.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:

a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo x
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô

4.Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:

a) mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) cons-truir, igual, cri-ei
c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da x
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es

5.De acordo com a separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?

a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer x
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia

6.Classificou-se, corretamente, o grupo vocálico da palavra dada em:

a) caótico - ditongo nasal
b) série - ditongo decrescente
c) estóico - ditongo crescente
d) viúva - hiato x
e) pequei - tritongo

7.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - juri - gas x
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi – molestia

8.A única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente é:
a)preto - orgão - seres
b)atras - medo - garoa
c)item - nuvem - erro x
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – carater

9.Em que conjunto todas as palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção
b)chapa- cachecol - próximo
c)nariz- bombom – urubu - x
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico

10. Assinale a alternativa em que há erro de acentuação gráfica de acordo com a nova ortografia:
a)café – baú – ônibus
b)Coréia - idéia - enjôo x
c)relâmpago - egoísta - contêm
d)órgão - lápis - saúva
e)concluí - além-túmulo – médium

11) São todos considerados epicenos os substantivos:
a)cobra- jacaré- pernilongo x
b)leão- onça- girafa
c)gato- coelho- cachorro
d)avestruz- cavalo- boi
e)sabiá- coruja- bode

12) Assinale o conjunto em que todas as palavras não são substantivos comuns de dois gêneros:
a)estudante, dentista, motorista
b)cadáver, mulher, sabiá x
c)indígena, colega, pianista
d)jornalista, estudante, artista

13) São sobrecomuns apenas os substantivos:
a)dentista-colega-jornalista
b)testemunha-indivíduo-vítima x
c)cliente-artista-aranha
d)estudante-indígena-professor

14) Assinale a sentença verdadeira:
a)Todas as proparoxítonas são acentuadas. x
b)As oxítonas terminadas em i ou u que não sejam acompanhadas de hiato são acentuadas.
c)As paroxítonas terminadas em a , e ou o são acentuadas.
d)As oxítonas terminadas em i,u, is, iz ou us são acentuadas .
e)Nem todas as proparoxítonas são acentuadas.

15) Complete as frases com por quê, por que, porque ou porquê:
___ ____________ não foi à faculdade? Por que
Não fui à faculdade ________________ não quis. porque
Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas. porquê
___ Você está gritando _________________? por quê
___Eu me proecupo com você. ___________________, não posso? por que
___ Não se preocupe tanto, ____________________ já sou um homem capaz e reponsável.porque

****************************************************

IV-ORTOGRAFIA

1) Escreva no quadro as mudanças feitas em nosso vocabulário conforme o acordo ortográfico:

Norma atual Acordo ortográfico
anti-religioso antirreligioso
fim-de-semana fim de semana
lêem leem
dêem
vêem
pára (verbo parar) apóio jóia microondas arquiinimigo

2) Complete as palavras com esa ou eza :

a) chin.............. b) limp............ c) nobr...........

3) Complete com izar ou isar :

a) civil.......... b) al.......... c) revi.......... d) valor.............

4)Complete com ex ou es :

a)t.....to b) ............cola c) ........periência d) ..........plosão

5)Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta:

a)estádio- escola- estração -------------------------------extração
b)péssimo-vasoura- assunto-----------------------------vassoura
c)desca-cresça-aparesça---------------------------------apareça
d)excelente-excepcional-excência------------------------essência

641 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   601 – 641 de 641   Recentes›   Mais recentes»
ana disse...

Parabéns, muito criativo.
Abraços.

Anônimo disse...

deus e nosso pastor e nada me faltara

Anônimo disse...

Boa Noite.

Eu adorei os textos e desenhos


Bijinhos...

Anônimo disse...

PARABÉNS !
A AVALIÇÃO FICOU EXCELENTE!!

Anônimo disse...

amei esses exercicios é muito aproveitoso para nossos filhos parabens

Anônimo disse...

oooooooooooooooooobrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

pollybieber ♥ disse...

Muuuito obg pelas atividades!! Seu blog éeh 10! Valeeu pela ajudinhaa *-* Naum deixe de postar... ^-^
Beeijosbieber <3

Anônimo disse...

Ola, tudo bem? Meu nome e Ivani. Sou Professora do 5 ano e adorei seu blog, suas sugestões são maravilhosas.
Se vc puder me enviar por e-mail, modelos de provas, textos com interpretações, ficarei muito feliz, inclusive das demais disciplinas se vc tiver...Agradeço de coraçao.
Meu e-mail é ivani_silvoliveira@hotmail.com
Obrigada e um super bjo

Anônimo disse...

Amei sua prova, por favor m/ algumas p/ com gabarito, pois v/ prestar comcurso p/ RO,me ajude v/ fazer p/ ensino fundamental, aux- de serviços gerais, m/ boa sua prova, estes desenhos ficou m/ criativo.bjs.

yzabella disse...

amei seu blog mais preciso de ajuda em portugues para o quinto ano
BEIJOS!

yzabella disse...

amei seu blog mais preciso de ajuda em portugues para o quinto ano
BEIJOS!

Anônimo disse...

Gostei muito, já apliquei alguns conteúdos para meus alunos, mas pretendo até o fim do semestre aplicar tudo! Obrigada pelas dicas!

Anônimo disse...

sou professora do 1° segmento escolar e gostei muito do seu blog se puder me mandar mais ideias adoraria recebe-los clauiadasilvarodrigues@hotmail.com obrigada! bjs!

Unknown disse...

Amei sua prova. Muito criativa, continue assim! Quando der, visite meu blog. O nome é "trocando ideias com a Kelry". Tô aprendendo e logo, logo, fico como você. Um abraço!

Wesley Molusco disse...

Maravilhoso!!! :)

Wesley Molusco disse...

Maravilhoso!!! :)

DorinhaNovais disse...

MUITO BACANA E ENRIQUECEDOR PARA NÓS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
COM ISSO NOSSOS ALUNOS SAEM GANHANDO CADA VEZ MAIS
COM UM ENSINO DE QUALIDADE, PARABÉNS!!!!
PROFESSORA DORALICE, E-MAIL dorinhanovais@hotmail.com, dorinhanovais130@gmail.com , em 28/04/2012

marialice disse...

fiquei muito feliz ao ler estes textos, sera que vc poderia me enviar para o meiu imail, sou psicopedagoga e faço muitos textos com os meus pacietes, desde ja agradeço.
corujinha.edu@bol.com.br

Elizabeth disse...

oi Suzette!Eu descobri seu Bloguinho dos professores...Adoreeeiii..Peguei um quinto ano pela primeira vez e se vc puder me mandar outras atividades de port eu vou amar Parabens moça!!!! bonifacio1000@hotmail.com beijos no coração.

Anônimo disse...

adorei

Anônimo disse...

Meu nome é Cleonice,sou professora de português recém formada e preciso urgente de atividades para alfabetizar alunos do 6ºano que não sabem ler nem escrever corretamente.Não tenho nenhuma experiêcia e não sei como resgatar estes alunos.Me ajude!!! Se puder me mande pelo email:cleonice12@ymail.com

lilian disse...

eu adorei sua prova so que queria saber tambem sobre proverbios,etc.

Anônimo disse...

Amei seu trabalho.Por favor me mande o gabarito da prova.
Parabéns por essa maravilha.
cidaitaborahysandin@hotmail.com

Anônimo disse...

Amei seu trabalho.Por favor me mande o gabarito da prova.
Parabéns por essa maravilha.
cidaitaborahysandin@hotmail.com

ILIKE CHOPIN disse...

Amei o blog.
Pena vida o professor ser tão corrido.
Tem postagens maravilhosas.
Voltarei com certeza....

Anônimo disse...

ADOREI SUAS ATIVIDADES!
ESPERO MAIS SUAS PUBLICAÇÕES.
SEU TRABALHO É 10!100!1000!!!!!!
JLPC DE PASSA QUATRO MG

Anônimo disse...

seu blog è 10

Anônimo disse...

muito bom esse blog ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Anônimo disse...

Olá, professora tudo bem ? Adorei seu blog !!Já o adicionei como favorito.
Você poderia enviar alguns modelos de avaliações para meu email? Estou trabalhando com alunos de 5º e 6º anos,è meu primeiro ano atuando como professora de língua portuguesa, por isso estou tendo um pouco de dificuldade, preciso montar uma pasta de atividades para aplicar na aula de recuperação paralela. Se você puder me ajudar eu ficaria muito feliz.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu trabalho! gostaria de receber alguns modelos de provas e atividades, principalmente de recuperação paralela de 5º e 6º anos. Meu email é mah.stephanie@hotmail.com. Muito obrigada!

Anônimo disse...

que exercicios de fixaçao faceis!!!!!

Anônimo disse...

parabén por tamanha criatividade ao redigir uma avaliação

Anônimo disse...

Achei lindo o blog

Anônimo disse...

eu já não presisso disso pois já estou na 5 serie ñ no quinto ano é na 5 serie

Anônimo disse...

Eu gostei muito !!
vou tirar algumas questoaes e colocar na prova dos meus alunos

Familia Brasilva disse...

Minha familia e de 3 filhos, meu blogs Familia de Brasilva - Brasilva e seus filhos, gosto da literatura e de bom humor sou fã de Chico Anisio , meus Escritores de literatura de minhas preferencia: Machado de Assis e Montero Lobato escritor de conto para grianças.

Anônimo disse...

Que atividades otimas parabens obrigado

Anônimo disse...

Blogger Carla Gama todo os textos
muito legal seu trabalho!
Vamos fazer muitas trocas.
beijos

Unknown disse...

Nossa seu blog é muito show gosto tanto dele que todos os dias faço uma visita.
Esse Blog abaixo é meu caso queira divulgar o seu nele fica a vontade.



Todas as Interpretações Possui Gabarito


Interpretação de texto Simples:

História de Chico - 1° série


Dona Borboleta - 1° série


Dona Joaninha - 1° Série


Caracol - 2° série


Continho - 2° série


Família de Gatos - 2° série


História de Emília - 2° série


Menino Maluquinho - 3° série


O bicho - 4° série  
Todas as Interpretações Possui Gabarito


Interpretação de Textos Sobre:


Interpretação de texto sobre Adjetivos


Interpretação de texto sobre Advérbio


Interpretação de texto sobre Oxitonas


Interpretação de texto sobre Paroxítonas


Interpretação de texto sobre Proparoxítonas


Interpretação de texto sobre Substantivo Comum


Interpretação de texto sobre Substantivos Próprios


Interpretação de texto sobre Substantivos Coletivos


Interpretação de texto sobre Substantivo Primitivo


Interpretação de texto sobre Substantivos Derivados

Todas as Interpretações Possui Gabarito


manoel romilton disse...

muito bom abraco

roberta disse...

gostei muito ´e bom para as pessoas da 5 serie como eu pra gente ja se saber as coisas do nos sosasunto e pra nos

«Mais antigas ‹Antigas   601 – 641 de 641   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Não tenho palavras para agradecer os comentários carinhosos. Esta valorização que dão ao meu trabalho, eleva a minha autoestima e me dá forças para continuar. Muito Obrigada!!!