Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

AS CRIANÇAS INDÍGENAS




Assim como em qualquer sociedade, os índios também constroem brinquedos para seus filhos.

Os mais comuns são feitos de palha, madeira ou barro. Os adultos fabricam para as crianças dobraduras de palha, representando os animais da floresta.

Em geral, os brinquedos são miniaturas de objetos usados na sociedade e, além de fazerem as crianças se divertir, esses objetos as educam para as tarefas que terão de realizar quando se tornarem adultas.

Na maioria das aldeias, não existe videogame nem outros joguinhos eletrônicos, mas as crianças devem se divertir um bocado brincando com seus brinquedos de palha, subindo nas árvores e brincando com os animais, não é mesmo?

Até aprenderem a andar, os bebês vivem aconchegados a suas mães, numa espécie de bolsa que as mães prendem no corpo para carregá-los.

As crianças pequenas, de até 3 ou 4 anos, brincam com outras crianças e com seus brinquedos. Mas estão sempre próximas às mães, pois costumam mamar nelas até essa idade.

É comum, também, que uma irmã mais velha, adolescente, tome conta das crianças menores.

Desde novinhas, as crianças vão aprendendo as atividades que terão de desenvolver quando forem adultas. As meninas aprendem a: plantar, colher, carregar lenha, preparar alimentos e bebidas fermentadas, fiar algodão, confeccionar redes e cerâmica.

Já os meninos aprendem a: preparar o terreno para o plantio, caçar, confeccionar arco e flecha, fazer cestas e enfeites de plumas e construir casas.

Nas culturas indígenas, cabe aos pais a orientação nas tarefas e comportamentos que a comunidade julga corretos.

As crianças devem brincar e ter a mãe sempre por perto para protegê-las.

Os pais jamais devem levantar a voz, brigar ou bater em seus filhos; devem educar com autoridade, para desenvolver na criança a atenção, a observação e a importância da repetição de uma tarefa até a sua plena aprendizagem.

Nas tribos é dever de todos fazer a criança crescer com responsabilidade e respeito às regras da comunidade. Legal, hein?!

8 comentários:

Unknown disse...

Quero aqui, parabenizar à você que teve a iniciativa de criar um site tão fantástico. E dizer também que estas atividades "As crianças indígenas" está tudo de bom! Parabéns por facilitar a vida de tantos professores, contribuindo para a promoção de uma aprendizagem significativa. Um grande abraço!

Rosiane.

Anônimo disse...

esse textoe 10

Anônimo disse...

Que maravilha de blog. Inteligente , sensível e com informações precisas.
Parabéns!
Ivonete Duarte

Anônimo disse...

Excelente trabalho!!!!!!!!!!!
PArabens!!!
Ja coloquei como favoritos!!
Obrigada!!
Bjus!!

Anônimo disse...

parabens me ajudou na pesquisa da minha filha !!!dani

Anônimo disse...

oi gostei muito

Anônimo disse...

ameii o seu blog vai ajudar muito para mim que ainda sou iniciante...tem coisas legais e bem criativas...bjs

Anônimo disse...

muito obrigada as informaçoes me ajudaram muito pois estou fazendo um trabalho sobre o assunto.
Giovna

Postar um comentário

Não tenho palavras para agradecer os comentários carinhosos. Esta valorização que dão ao meu trabalho, eleva a minha autoestima e me dá forças para continuar. Muito Obrigada!!!